sábado, 19 de setembro de 2009

114ª Conversa - A critica

Estou a tirar o curso de formação de formadores e faz parte que, no início, façamos uma apresentação e que no dia seguinte vejamos o filme para análise. Nesta escola de formação, neste processo, depois de vermos o video saimos da sala com o formador e ele diz-nos a sua opinião, enquanto os colegas ficam em dois grupos a analisar.
Posteriormente, entramos na sala, ouvimos os comentários/criticas/ sugestões de melhoria dos colegas, voltamos a ouvir o professor e só depois podemos opinar e auto-avaliarmo-nos. Ontem tive a experiencia de passar por isto e... não gostei. Sei que não gosto de ouvir criticas (ninguém gosta) mas mais do que isso, senti-me ferida, senti que apontavam o dedo e isso, neste momento, não me faz nada bem nem é nada construtivo.

7 comentários:

Fontez disse...

olha então eu foi ferido até ao tutano da mente.
na minha apresentação incial que fiz falei sobre caminho de Santiago e foi uma risota, e uma avaliação pobrezinha. Falhei imenso no conteudo e na maneira de andar, nervoso.
Foi criticado forte e feio, mas deu-me para melhorar e aprender para dps na apresentação final ter um resultado muito bom.

com a critica se aprender linda, desde que olhemos para ela como um processo de aprendizagem, coisa q tu farás com habilidade.
You can, yes!
yes.

olha para a critica com suavidade e não com medo. Ri-te com diplomacia de quem te critica.

you can.


bj grande.

Patrícia disse...

Venho deixar-te um beijoca muito gordinha e um abraço.

Quanto à crítica, de facto, ninguém gosta mesmo que digam que é indiferente, mas temos é que aprender a "não ficarmos feridos".

c")

Patrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
teresa disse...

olá minha querida ,,,
a verdade é que ninguem gosta de ser criticado , eu pelo menos detesto , fico logo com cara de frete , ,,,
mas a verdade é que se as criticas forem construtivas só nos fazem bem , e ajudam a fazermos as coisas melhores , pode não ser a melhor altura para lidar com isto mas , o que tem que ser tem muita força .

va lá cátia ,, tu consegues ,,,


beijinhos minha amiga e coragem

Rita disse...

Tenho a certesa que fizeste o teu melhor e de que foi uma aprendisagem, melhorar o que está bem e corrige o que está mal! Ninguém é perfeito, e essa imperfeição é que dá sentido à vida e força para lutar! :-)

Marta disse...

Compreendo, como já aqui foi dito, ninguém gosta!

Como disse a Patrícia temos é que aprender a não ficarmos feridos.

Mas, desta vez, creio que o Fontes te disse o mais importante, com a experiência pessoal dele. A propósito, parabéns pelo teu comentário Fontes!!!

Beijo.

IC disse...

Eu também já fiz formação de formadores, e ouvir as críticas... bem... há alturas em que nem sempre caiem bem!

Nós esforçamo-nos tentamos fazer as coisas perfeitinhas e depois... ouvimo-nos, no fim de nos ouvirmos, já achamos que temos isto ou aquilo para melhorar e depois... as críticas....!


Minha linda, o que estás a passar, quase toda a gente se não todos passam... é certo que existe sempre uma ou outra altura mais difícil pra nós que é alheia aos olhos dos outros!

Mas não estás sozinha! :)

Beijinhos grandes