quarta-feira, 16 de setembro de 2009

113ª Conversa - Diferenças

Neste caminho que percorro, nomeadamente relativamente aos meus pais e meu irmão, tenho que ter a noção de que, apesar de tudo somos pessoas diferentes e com objectivos muitos diferentes.

Se antes pensava que sempre fui excluida porque simplesmente os meus pais gostavam mais do meu irmão e que sempre fui negligenciada na relação enquanto familia por isso, agora tenho que ter consciência que não foi esse o motivo. Não existia nada "de mal" em mim, na minha forma de estar ou ser. "Apenas e só" sempre fui diferente. A Rute disse-me que a nossa personalidade está formada aos 6 anos, e quanto a mim faz todo o sentido. Desde sempre que me lembro que era esta a minha forma de estar e de encarar a vida. Depois disso, apenas vamo-nos "limando" ou fazendo pequenos ajustes.

Com os ajustes que tenho feito nos ultimos nove meses, posso tentar aproximar-me deles, mas nunca conseguirei ser como eles. Não conseguiremos passar de um 3 + 1 para um simples 4.


E apesar de tudo, não estou triste - também não queria mudar os meus objectivos nem a forma de encarar a vida. Tomei simplemente consciência das diferenças e aprenderei a viver com isso.

6 comentários:

Fontez disse...

um grande passo dado!

continued...!

bj

Patrícia disse...

Mana,

Gostei muito de ler este post. Acho que são palavras muito lúcidas e reais, talvez o que muitas vezes tentei dizer-te e que, se calhar, não consegui.

Tens os teus objectivos e, como dizes, não deves abandoná-los, deves lutar (como sei que lutas) para os alcançar, mas existem situações que não dependem só de ti, por trás existem outras personalidades e, como dizes, outros objectivos.

Por isso, resta-te continuar a aprender a viver com isso todos os dias e aos pouquinhos essa "impressão" vais ver que vai acabar por passar...


Um beijinho

Sofia M. disse...

Olá linda...
Só vim mesmo marcar presença... continuo a ler-te... mas muito (excessivamente) ausente no que respeita a comentários...

Mas... tu sabes que não tenho jeito nenhum para os fazer.......... por isso mais vale fechar o bico! :P

Bjinhos grandes!

Relax!!!! and.. do never change! és única e têm que te aceitar como és...

teresa disse...

olá cátia ,
eu tenho a certeza que foi preciso uma grande caminhada para chegares a esta meta , por isso parabens minha querida amiga por mais este passo .
beijinhos

jota disse...

Percebendo o que queres dizer com o 3 + 1, focando nas diferenças, não será que o vosso 4 não será 1 +1 + 1 + 1?

Talvez os três primeiros 1 tenham mais coisas em comum, do que o teu 1.

Aceitar as diferenças é um grande passo, parabéns.

j

Sónia Pessoa disse...

Boa... somos mesmo parecidas!... e, nem eu, tinha alguma vez visto as coisas desta forma... obrigada amiga...