domingo, 12 de julho de 2009

96ª Conversa - A mudança da (minha) escrita...?

Como a maioria dos que me visitam sabem, gosto de escrever ficção (como tantas vezes acontece no Ticho). No entanto, nos ultimos meses não escrevi quase nada, para não dizer mesmo nada. Na ultima semana, escrevi vários textos, alguns de rajada, tipo: dois em quinze minutos! Nada que antes não fosse comum, mas como disse, andava sem conseguir escrever uma linha direita...

E por isso ontem dei por mim a pensar na minha escrita. A verdade é que a minha escrita está diferente! Não, não é bem a minha escrita, mas os temas da minha escrita. Será que mudaram mesmo ou pura e simplesmente calhou?! Não sei bem... Só alguns (muitos poucos) têm acesso a tudo o que escrevo, e se calhar só esses (ou nem esses) poderão notar essa diferença, se é que ela existe mesmo...

Quando eu escrevia, alguém perguntava em tom de brincadeira: "Então quantos mataste desta vez?" ou "Qual foi a dor/doença que existiu desta vez?" Apesar disto ser um pouco exagerado, a verdade é que muitos dos meus textos havia alguém que morria, ou que sofria um acidente ou até que era maltratado. Não o fazia de uma forma trágica, fazia-o sempre de uma forma que service para chamar à atenção para algo: violência doméstica, depressão, paralesia, etc.. Como disse em cima, estes textos que tenho escrito, não metem nada destes ingredientes, ou têm alguma intensão ou são até optimistas... Mas não de uma forma superficial e barata!

Porquê escrever um post sobre isto ou reflectir sequer sobre isto? Porque, se eu não escrevia há varios meses (talvez desde o ano passado) e agora voltei a escrever de uma forma diferente, esta diferença só pode reflectir a mudança que está a existir em mim... E na escrita, parece-me significativa, o que em mim, também o será.

5 comentários:

Opalescence disse...

As mudanças afectam também a nossa escrita. Uma prova disso é o facto de, há 6 meses atrás eu escrever sobre variados temas e agora não ter inspiração para escrever sobre absolutamente nada.
Ao que parece, algo mudou na tua vida. E, uma vez que os teus textos entraram numa linha mais optimista, presumo que a tua vida tenha mudado positivamente, a ponto de teres vontade de escrever sobre temas não tão negativos. Fico muito feliz por isso. =)

Um beijinho e uma boa semana.

Cátia disse...

Opalescence,

Isso quer dizer que sofreste uma mudança desde há 6 meses?

Há 7 meses decidi investir na minha vida e no meu futuro... E tenho lutado para isso... Se continuares por cá perceberás porquê... E sim, tem sido uma boa mudança. Obrigada pelas visitas...

Beijinho grande
CA

Tite disse...

E eu que fiquei feliz com este teu post e afinal... parece que tu... nem por isso?

Andas sempre a trocar-me as voltas.
Porque será?

Habituaste-te a carpir mágoas e não sabes escrever felicidade?

Pensa no assunto com carinho e depois... escreve de novo, OK?

Beijosssssss

Sara S. disse...

Visto desse prisma, a escrita realmente denota a mudança em nós mesmos. Não pensei que isso se pudesse notar através de umas palavras, mas de facto, até se pode. E quem disse que não havia força? Pelo que leio as mudanças ocorreram no sentido positivo, e os principais ingredientes para atingir tal feito são a força e a vontade. Oxalá tudo continue nesse sentido. Beijinhos
P.S. - Obrigada pela passagem pelo meu blogue :)

Cátia disse...

Tite, eu fiquei contente... mas o facto de não levar isso a serio, de nao lutar... complicou-me o sistema.

Um beijo


Sara, as mudanças têm acontecido sim, embora com dor. Mas é tambem isso que nos faz crescer, nao é?

Beijoca


CA