domingo, 26 de abril de 2009

67ª Conversa - Segurança?

Na Quinta-feira estive com a minha amiga T., uma amiga que conheci ha mais de 10 anos, quando ainda eramos duas adolescentes. Apesar de nos vermos poucas vezes ao ano, passámos dias e noites juntas, passámos por muitos sorrisos e algumas lágrimas... Acabámos por, de alguma forma crescermos juntas.... E tudo o que passámos, e muitas muitas horas ao telefone fizeram com que, durante muitos anos ela fosse a minha melhor amiga. Nunca perdemos o contacto, mas por vezes passam-se alguns meses sem falarmos, isto para não falarmos da quantidade de tempo sem nos vermos...

Mas nos últimos três meses, estivemos duas vezes juntas. Nesses "bocadinhos" temos imenso que contar, novidades, estados de espírito, situações.... E o tempo é sempre pouco. Nesta ultima vez, estavamos já a despedirmo-nos quando ela diz-me que lhe pareço com muita confiança e segurança a falar. Fiquei admirada, e não soubia muito bem o que lhe responder... Voltei a referir as minhas consultas com a Rute, e o esforço que ando a tentar para me fortalecer...

... No dia seguinte liguei à T. Queria falar sobre essa questão da segurança, se ela que me conhecia tão bem, me achava agora com segurança no falar, no estar. Percebi então que ela, que sempre foi como que um exemplo para mim, estava agora com lapsos de segurança... talvez por isso me ache mais segura... Será?

Estarei eu mais segura ou a T. estará mais insegura? Estarei eu de facto mais segura ou finjo melhor que há 10 anos? A minha construção interior estará já visível aos olhos dos outros?

5 comentários:

fj disse...

"insegurança" palavra inadaptada ao meu inconsciente.
Após leitura deste post, relembro perguntas " a mim" feitas vezes 100conta nos últimos meses.

Ó sr. F.... "esta estrada vai para onde"...e/ou "esta estrada vem d'onde?" ... obviamente ficavam sempre 100resposta.

A estradas não vão nem vêm, a estrada estão ali,foram construidas para nelas circularem com toda a segurança de um lado para o outro e vice-versa.
Não se fazem estradas inseguras, as pessoas é que as classificam como tal. Porque... não são cumpridoras.

(in)segurança <=> medo?!?

Beijinhos

Tite disse...

Cátia linda,

Pensa apenas que a Rute te está a fazer bem e que a T tem razão. Estás mais segura.
A partir daí é sempre em frente. Para nos encontrarmos é fácil. Basta marcar o dia e a hora e eu estarei lá. À tua espera.
Não sou a Rute mas faço das fraquezas forças e torno-me numa FORTALEZA. Queres que te ensine?

Beijos

Catarina disse...

Olá Cátia... eu também conheço a T lol também já não a vejo faz muito tempo lol mas entendo a tua pergunta final... quando te conheci sabia-te menina insegura e por isso qd falas da segurança de ha 10 anos atrás (altura em que te conheci) entendo a tua dúvida... mas uma coisa te posso dizer, a maturidade mostra-nos muita coisa e tu cresceste assim como eu. Já não somos as meninas pequenas malucas que ficamos até altas horas nas camaratas ou na sala a preparar as actividades do dia seguinte. Conheci-te ai e sei que apesar de nos acontecer o mesmo que te acontece c a T, que nao deixamos de nos conhecer..
Só o simples facto de reconheceres que queres crescer interiormente não será o reflexo de estares mais segura??
Não o posso afirmar.. mas atrevo-me a dizer que possivelmente a força que nos leva a atingir os nossos sonhos nos torna em pessoas mais seguras... aos nossos olhos e aos dos outros.. garanto-te...
E medos... ui quantos... queres uma mão cheia? os duas? antes era menos medrosa.. mas a vida faz-nos assim.. preferia os meus medos simples por aranhas ou até plos elevadores... pior mesmo são os outros que nos tiram a força...
Que esteja tudo a correr bem contigo. Comigo tudo, a minha luta é mesmo só com o tempo para conseguir fazer tudo aquilo que quero.. devo ter nascido no planeta errado ;)

Um beijo para ti e outro para a T que vai dar um grande passo também na vida...

Patrícia disse...

Tenho orgulho de ti!

marta disse...

Sim estás mais segura, pelo menos mais segura que há 2 anos. Porquê?
Porque agora já não tens medo de dizer isto: "Estarei eu de facto mais segura ou finjo melhor que há 10 anos?"

...