sexta-feira, 1 de maio de 2009

69ª Conversa - Serei Louca?

Esta é uma das perguntas que irá contra preconceitos... Quem anda em psicologos são loucos? Porquê andar em psicologos se são sãos? Estou certa que responderão que não, que cada vez mais é normal ter psicologo, etc. Mas será mesmo assim? Que se pensa no primeiro segundo quando um amigo ou um familiar diz que anda a fazer terapia? "Que tens?", "que aconteceu?", "sempre me pareceste bem...", "como não vi que algo se passava?", "nunca me pareceu que estivesses mal", etc. Não? Gostava de pensar que não mas acho que sim, são esses os primeiros pensamentos, que ainda existe conscientemente on inconscientemente preconceitos...

Serei louca por fazer terapia? Não, não sou! Todos nós temos aspectos que não aceitamos, coisas que gostariamos de mudar ou aperfeiçoar, coisas/momentos que passámos e que não sabemos digerir ou encaixar... Não? Que mal tem querer ser melhor? É isso mesmo que pretendo com as minhas idas à Rute: tornar-me melhor. Aos que me conheciam no dia-a-dia pré-Rute digo apenas que não devem preocupar-se, que estou bem, cada vez melhor. Aos que apareceram pós-Rute digo que não sou nenhuma pessoa estranha, que não tenho nenhum problema de maior, que não se devem preocupar, estou apenas a tentar conhecer-me.

Mas... Pensando agora melhor... Peço que me desculpem, mas também não me vou preocupar com o que pensam de mim.

4 comentários:

Patrícia disse...

Começando por responder ao título do post: Se és louca? É claro que não és louca. De facto, não podemos afirmar de todo que não existem preconceitos, porque, como dizes, consciente ou inconscientemente muitas vezes estão lá. Sabes... acho que toda a gente não perdia nada em ter um psicólogo. Acho que é bom, termos um momento em que pensamos em nós. Um momento de reflexão.. Não és louca nenhuma por fazer terapia, tens é muita força e determinação.

(Quer dizer, és só totó :P Mas isso toda a gente sabe e não é muito grave :P E um bocadinho de loucura não faz mal a ninguém... Pelo contrário!)

Querida, claro que não há mal nenhum em quereres ser melhor. Admiro-te muito por o quereres de verdade. Todos nós queremos sempre mudar alguma coisa em nós, ou aperfeiçoar como dizes, mas o importante é aceitarmo-nos, aprender a viver connosco e a descobrir o que é a felicidade.

Como amiga "pré-Rute", é claro que me preocupo contigo e sempre me preocuparei. E espero sinceramente, que por estares a tornar-te mais forte nao esqueças as pessoas que te apoiaram sem limites antes da Rute aparecer. A preocupação que surge é absolutamente normal, gostamos muito de ti e queremos-te bem, de verdade. Espero, de todo o coração, que consigas encontrar o caminho que tanto desejas e, sobretudo, que não te enganes a ti própria.

Relativamente, às pessoas que têm aparecido "pós-Rute", não têm nada que te achar estranha e se acharem são eles que perdem ;)

Como disse num comentário a um dos posts anteriores, não te importes com o que pensam ou deixam de pensar de ti! Vive, sê feliz.

Aquele abraço apertado

marta disse...

Ora bem, este dá pano para mangas.
Primeiro, se és louca, claro que sim, porque duvidas? Não somos todos? Louca que o sejas sempre, agora se és maluca? Isso só se for por o perguntares!

Quanto aos psicólogos, talvez todos até precisássemos de um, mas parece-me que ter psicólogo hoje em dia é um bocadinho como ter uma experiência homossexual, é in, é bem, é fashion... logo é treta e nem todos tem psicólogo, o que alguns tem é dinheiro a mais a fazer cócegas nos bolsos e na cabeça umas grande correntes de ar entre as orelhas.
Que importa se é comum ter psicólogo? O importante é que a ti te faz bem! O resto que se lixe, é verdade que de vez em quando não resistimos a pensar em como os outros nos vêem, mas depois bebemos um cafézinho e passamos bem com a opinião alheia a que verdadeiramente importa é a nossa, e é isso que tu estás a melhorar e muito bem a meu ver.

Já os pré-Rute e os pós-Rute, todos, sem excepção são importantes e têm o seu papel, mas atrevo-me a dizer que muitos serão passageiros, uns são umas gripes, que nos ensinam a lidar com a febre, outros são noites de copos, plenas de gargalhadas e de excessos e outros são dias de férias, que nos dão paz e sossego mas que inevitavelmente depois das férias vem o regresso ao trabalho. E o facto de serem assim, não os diminui em nada. Se todos ficassem (fisicamente) para sempre nas nossas vidas ficaríamos sobrelotados, não teríamos espaço para conhecer novas pessoas, para lhes dar atenção, para aprendermos.

...

hummm... fico com a sensação que este comentário talvez não faça muito sentido... paciência! ;)

Beijo grande!

Tite disse...

Querida,

Fico sempre sem saber se te diga sim, não ou "nim".

Preconceitos não direi mas, preocupação... sim muita se isso te trouxer sofrimento.
Se, pelo contrário te trouxer felicidade e a possibilidade de te conheceres melhor então será ouro sobre azul.

Força sobrinha... vai em frente e nem olhes para trás.

Mas desde já te digo que fazer terapia hoje em dia é estar... muito "in" rsrsrsrs

beijos

Fontez disse...

querer ser melhor, compreender..., aceitar...onde mora aqui loucura?

loucos são aqueles que não aceitam a loucura!

clinicamente falando, não! de forma alguma és louca.

aprazendo pelo senso comum, és um ser humano com loucuras e não.
todos temos loucuras, uns mais do que outros.

simplesmente és um ser imperfeito como todos nós.

terapia é algo que todos devíamos fazer...sejamos fortes ou não!

vida rotineira, vida da não aceitação...no! Mudar, melhorar, crescer...eis o dilema...eis a vida a caminhar, com loucuras sãs pelo tempo e espaço.

abraço e bj.

p.s. admiro e tiro o chapéu pela forma como despes o teu ser, sem pudor e com honestidade pelo teu "eu" e por ti.