terça-feira, 29 de dezembro de 2009

136ª Conversa - Natal...

O Natal era uma altura em que tinha tendencia a ficar triste... Quando era pequena, passava-o em casa dos avós maternos onde se juntava toda a familia. Eles partiram e a familia desfez-se. Agora mal nos cruzamos ou esquecemo-nos da sua existência. Passou a ser mais e cada vez mais a familia cá de casa... Passaram os anos, a familia tornou-se maior com duas crianças a alegrar a casa... Mas as crianças foram para longe e agora, para além de voltarmos à familia nuclear, sentimos a ausencia dos que estão longe. E isto faz com que não queiramos estar tao presentes... E a altura do Natal torna-se triste.

Mas este ano, o Natal foi um pouco diferente... ou pelo menos foi a minha visão das coisas... Não estou eu diferente? E assim... também a minha visão se torna diferente. Foi bom...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

135ª Conversa - 1 ano

O dia 22 de Dezembro ficou marcado em mim pelo inicio mais importante da minha vida: o inicio do meu investimento em mim. Foi no dia 22 de Dezembro de 2008 que começaram as minhas conversas com a Rute, e desde aí tanto que já mudou em mim e na minha vida: algumas situações a resolver, algum nós a desatar, a compreensão de coisas que não conseguia compreender... Mas acima de tudo, a minha visão de mim. E tudo isto faz-me pensar que, o meu melhor presente de Natal... fui eu própria e este investimento em mim.

Feliz Natal para todos!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

134ª Conversa - Existem descobertas...

... que nos fazem mudar a forma de estar e de ver as coisas. E quando assim é, há que tirar o maior partido disso mesmo. E assim cresceremos, seremos melhores e mais felizes. E não é isso o que mais importa?

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

133ª Conversa - O Suicidio (continuação)

A conversa de ontem foi intensamente detalhada sobre este assunto... Fui bastante dura e dificil. Este é sem dúvida um assunto bastante marcado em mim, apesar de já o ver de outra forma. Ontem tivemos que recuar àquele dia e voltar aos pormenores, mas mais do que isso, voltar às sentimentos daquele dia, aos pensamentos... Veio uma dor imensa, mas veio tambem uma melhor compreensão do que se passou e do que se devia ter passado... E quando a compreensão é maior as coisas tornam-se mais claras e passiveis de deixar lá atrás. Fiz um acordo com a Rute: sempre que me lembrar deste assunto terei que lhe contar! Teremos que falar muitas mais vezes dos detalhes, da imagem que tenho ainda tão nítida em mim... para que a possa esquecer.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

132ª Conversa - O suicidio

O suicídio é uma palavra que entrou no meu vocabulário há 14 anos. Foi um dia marcante em que me foram bater à porta e que me disseram: Telefona ao teu pai, o teu avô matou-se! Não obstante disso a minha mãe disse-me, do outro lado da linha telefónica: Não telefones ao teu pai, vai ver o que se passa! E eu fui... e deparei-me com a cena que não poderei ou não conseguirei esquecer: o meu avô deitado, de cara para o chão, com o chapeu caido ao lado da cabeça, e com o sangue pisado a subir-lhe da testa até a meio da cabeça careca... Depois disso tudo se torna nublado na minha cabeça mas foi um dia longo... muito longo.

Depois desse dia, surgiram vários sentimentos, conforme fui crescendo... O medo foi o primeiro. Medo que o meu pai fizesse o mesmo, porque o disse muitas vezes... e ainda diz. Depois veio a noção de que havia uma fuga facil para os problemas - o suicidio. Quantas vezes pensei em todos os pormenores?! Desde o sitio, a forma, as cartas que deixaria,... Mas nunca fui mais longe. O terceiro sentimento foi a revolta. Revolta por ter essa herança, por ele me ter marcado tão profundamente para a vida... E por ultimo veio a consciência de que Suicidio é uma cobardia e não solução... Não existe nada que não tenha solução! Mas vivo com esta sombra no meu caminho... sombra que combato com o sol de todos os dias.

Parabéns avô por estes 14 anos...
... que tanto me fizeste sofrer.