quinta-feira, 25 de junho de 2009

91ª Conversa - O meu objectivo

Já falei aqui várias vezes que tenho objectivos com a Rute. Por vezes digo que um dos meus objectivos é aproximar-me dos meus pais, não deixar que continuemos com uma relação fria e que eles possam participar, de alguma forma, na minha vida. - Errado! Ou melhor... Certo mas não é propriamente um objectivo, mas uma consequência. O grande e único objectivo que tenho é melhorar a relação comigo mesma - aprender a gostar de mim, aprender a viver com o que fui, com o que sou e tendo em conta o que quero ser...

Existiam diversas palavras que o seu significado nem sempre estavam no meu dicionário e auto-estima era uma delas, e com bastante profundidade. Sendo a auto-estima a "avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003)", é dificil de mudar a visão como um todo e de forma permanente...

... Mas é com esta mudança e com a aceitação de todos os factos que passaram, que existirá uma alteração, não só em mim, mas também da minha relação com os outros, e por isso ser uma consequência.

8 comentários:

marta disse...

Tenho lido tudo, não tenho quase comentado, pelos motivos que sabes e também porque a minha net desta vez... enfim... depois conto, de qualquer forma, neste post tenho que deixar uma palavra.
Este é dos teus textos mais lucidos, na minha opinião! Parabéns por o teres escrito,porque se ele aqui está é porque finalmente o interiorizaste, fico mesmo muito feliz, acredita.

Beijo enorme para ti que estás cada vez mais do tamanho do que vês e cada vez mais te sabes ver!
Muahhhh

Fontez disse...

um grande sinal que continuas da caminhada.
Parabens!

beijoca.

Fontez disse...

um grande sinal que continuas na caminhada.
Parabens!

beijoca.

p.s. o teu objectivo impele-se por vários "pequenos".

pin gente disse...

o caminho em frente como objectivo... a verdade como consequência e na(s) sua(s) consequência(s).

um beijo
luísa

Tite disse...

Querida Cátia,

Cada vez noto mais segurança e determinação nesta tua caminhada.

Força!!!!

Já nem te conheço eheheheh!

Que maravilha

Cátia disse...

Marta,

Tens acompanhado de (mt) perto o meu crescimento, as minha duvidas e certezas...Obrigada pelas palavras, saberás o real tamanho delas.

Beijocas


Fontez,

Vamos ver...

Beijocas


Luisa,

O caminho em frente é o grande impulsionador para a caminhada e isso traz as suas consequencias: a minha luta.

Beijo grande


Tite,

Não me conhece?? ai e entao? Será que vou deixar de ser da familia? aiii. :D

Obrigada querida tia.
Beijocas

Tite disse...

Apesar de querer ficar silenciosa para me recompor, tenho que vir agradecer o sms e o telefonema de hoje que não retornei para não "ir abaixo" de emoção.

Ando piegas e sensível ao contrário do meu habitual que é a muralha de força. Isto acontece aos mais seguros, sabias?

Mas tinha que te responder.
Já não reconheço a menina insegura que me preocupou logo que te conheci. Já tu disse.
Agora estás uma sobrinha mais parecida com a Tia nos seus melhores dias.

Tenho que pensar se a blogoesfera me faz bem - pelo convívio - ou antes pelo contrário - por absorver os problemas de todos.

A minha estrutura é forte mas se calhar não tanto como eu julgava antes de por aqui andar.

Como vês continuo a considerar-te a minha querida sobrinha.

Mas vou continuar resguardada até me sentir re-estruturada, OK?

Beijossssss

Cátia disse...

Tia Te,

Deixo-lhe um abraço cheio de amizade e carinho...

Beijinho grande,
CA