domingo, 30 de agosto de 2009

107ª Conversa - O Contrato III

Se eu acreditasse em destino diria que "não estava destinado a que acontecesse". Depois de tamanha indecisão e de ter decidido avançar... eis que as coisas não acontecem. Agora que queria apostar, investir.. eis que as coisas apenas falham... Mais uma vez. Se acumulasse falhanços que nem medalhas de guerra, neste momento já poderia pensar ser general desta Companhia! Se eu acreditasse em destino talvez dissesse que "outra coisa me estará destinada". Mas a verdade é que estou triste e com um sentimento de falhanço apesar de saber que não foi culpa minha... Mas a pergunta mantém-se como sempre se manteve das outras vezes: "terei feito mesmo tudo para que as coisas acontecessem?"

Por agora vou tentar não pensar mais no assunto apesar de que, mais dia ou menos dia, ter que ir dar justificações a pelo menos duas pessoas que me apoiaram nesta fase (julgo que merecem...!).

Mas a verdade é que o contrato com a Rute tinha uma segunda componente. Uma que estava destinada para Setembro e meses seguintes... E essa irá seguir. Não sei se também falhará mas... estou decidida (apesar das forças serem poucas) a ir... Quem sabe... até onde?!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

106ª Conversa - O contrato II

Depois de desmotivada com algumas coisas que não fiz, no passado, algumas apostas que não aproveitei, comprometi-me com a Rute a fazer durante este mês, e nos proximos, uma série de coisas que queria, e que poderiam alterar muita coisa.

A primeira etapa acaba para a semana. É certo que tentei, mas... Também depende de terceiros e essa parte não está a correr bem. Ainda tenho uma semana é certo, mas... Já não acredito muito que seja possível.

Não me alongo até ao final do mês, irei tentar outra alternativa mas... se era algo para me motivar, para lutar e se tinha que levar até ao fim, a coisa não está a correr como prevista e os efeitos, esses, terei que analisar depois.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

105ª Conversa - Quero...

De uma vez por todas quero estar bem. Quero estar bem, sentir-me bem... Seguir apenas uma coisa: os meus valores. Quero viver em harmonia, com um sorriso, sem frustrações ou preocupações (dos outros). Mas vá lá... dou alguma tolerância de erro, que a vida não é perfeita. Imponho o meu lugar nesta vida e digo: respeitem-me naquilo que sou.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

104ª Conversa - A depressão

"Depressão" era uma palavra que não esteve nas palavras da Rute até à um mes atrás, mais ou menos. Antes, e sempre pressionada por mim com a pergunta que ela não gosta, ela falava em "sintomatologia depressiva". Até que numa destas visitas, enquanto falavamos de diversos acontecimentos e situações passadas ali, eu perguntei-lhe claramente sobre isso. Como poderia ela negar? Ou porque é que ela nunca usava a palavra correcta? E.. ela usou-a: Depressão... Infantil. Explicou-me então que clinicamente o que eu tive / tenho foi/é mesmo uma depressão infantil, provocada há muito e que nunca foi controlada ou cuidada.... e por isso, veio até ao presente. Felizmente, o meu lado saudável, aquele que lado que luta é muito grande em mim, e foi sempre esse lado que foi lutando contra esta depressão, fazendo com que eu fosse tendo sucesso em muitos aspectos.

Com as nossas conversas tenho conseguido desenvolver alguma estrutura para combater tudo isso. Tenho lutado imenso, e os resultados têm sido muitos e visíveis... em mim e na minha relação com os outros. Se já passou? Não... É certo que tenho vindo a melhorar, mas depois... por um ou outro motivo caio estrondosamente.

Na semana passada, a Rute viu-a nos meus olhos. E por muito que falasse não havia como lhe dar a volta. Mas a estrutura está montada em mim, e por isso, melhor ou pior durante a semana lá fui despistando-a.

Ontem ao perguntar-me se eu estava melhor, eu respondi-lhe que "nunca estava uma semana inteira igual, não existem dias iguais... O lado saudável não permite", e ela sorriu dizendo que era isso mesmo que queria ouvir.

Não me faço de "coitadinha", e quem pensar isso do início deste post, engana-se. Sou uma pessoa com força que luta por objectivos e valores. Sou uma pessoa ambiciosa e isso faz-me caminhar em frente. Tropeço? Com certeza, mas quem caminha sempre a direito?! A vida pregou-me algumas partidas, mas... há que saber lidar com elas e eu... estou a aprender!

domingo, 9 de agosto de 2009

103ª Conversa - Numa semana..

A semana passada não escrevi sobre a minha ida à Rute. Não tive muito tempo e também não me fez muita falta. Correu tudo bem, foi muito leve. Confirmei-lhe o "contrato" assinado e fizemos perspectivas do que serão os próximos tempos... Ela continua a dizer que, em Setembro, devo pensar ou voltar a pensar na minha escrita e tentar apostar. Que não devo desprezar algo que me dá tanto prazer e que, ela julgará, que farei bem. Fiquei com a pulga atrás da orelha se ela nunca me leu. Ela diz que não, mas... como poderá ter tanta certeza que devia apostar? Apenas pelo que conhece de mim? hum...

A semana correu rápido e sem grandes acontecimentos, tirando trabalho que foi muito e que me tirou a maioria do tempo que eu tinha planeado para mim. Mas... ainda deu para investir um pouco... Veremos como correrão as próximas semanas.

Nota: A data de publicação não é a data em que escrevi este post mas.. quero manter aqui o que aconteceu.

domingo, 2 de agosto de 2009

102ª Conversa - O contrato

Na sequência daquelas 2 benditas (ou nem tanto) semanas, dei-me até ao final do mês para tomar uma decisão na minha vida. Preciso de fazer algo. Preciso. Mas queria ter oportunidade de falar com a Rute antes de tomar uma decisão.

A verdade é que ela viu bem que a minha decisão já estava tomada... faltava apenas dar o passo em frente. Ela, de forma a pressionar-me, queria que eu colocasse por escrito as minhas "intensões", porque ela sabe que tudo o que digo ou que me comprometo, assumo. Queria que eu assinasse um contrato com ela, em que assinavamos as duas por baixo. Eu não quis... Faltavam 4 dias para o final do mês e eu... queria pensar! Pensar nada, estava era com medo de me comprometer... porque a palavra era essa! Queria chegar ao deadline e ter que tomar uma decisão.

O dia 31 chegou e era dia de tomar uma decisão. Não que eu estivesse preparada para o fazer, mas tinha-me comprometido com aquele dia. Fiquei mal disposta, estava a sentir-me num abismo em que sabia que só podia atirar-me em frente, dar o passo atrás não fazia sentido. Telefonei a uma amiga, assim, a meio do dia. E como ela bem disse: "Se não deres o passo em frente terás que viver com a frustração... e pensa qual será a dor maior". E foi assim que resolvi, não há nada pior que este sentimento de frustração que tenho tido.

Ao final da tarde enviei uma mensagem a Rute: "Hoje é final do mês e.... o nosso contrato está assinado.", ao que ela me respondeu: "Então que comece uma nova etapa!". E já começou... o tempo está a contar.