terça-feira, 22 de março de 2011

192ª Conversa - Quando se vai além do cansaço...

É muito comum dizer que se está cansado, quando se tem um dia complicado ou uma fase de mais trabalho. Mas eu ultrapassei já aquela fronteira ténue do cansaço e fui para lá... Passei para lá do cansaço. Muitas noites (semanas? meses?) mal dormidas, correria do principio ao fim do dia e para além deste. A comida que começa a ser menos... E um pensamento que se arrasta e não responde a estímulos. O corpo, esse... vai respondendo da melhor forma que consegue.

Estive com a Rute na sexta-feira e ela ficou bastante preocupada comigo. Não posso dar tantos passos atrás, não posso deixar que algo me prejudique tanto assim. Reflexos de um passado colocados num presente estúpido.

Recebo agora ajuda para dormir e ajuda para colocar o cerebro a funcionar de manhã. Sinto-me melhor, pelo menos, sinto que consigo pensar mais do que 2 segundos seguidos. Olaré!

quinta-feira, 17 de março de 2011

191ª Conversa - A falta de visão...

Com a idade a nossa visão vai piorando. Muitos dos nossos idosos têm cataratas por tratar, problemas de visão que deixam prolongar, fazendo com que essa doença prolongada afecte a percepção do mundo em redor. O pior é que se habituam a essa condição e passa de "defeito a feitio" não pondo em questão esse "direito adquirido" que é a saúde e o cuidado.

Mas será que, todos nós, em algum momento da nossa vida do dia-a-dia, não ficamos com a nossa visão desfocada? E aí, ou decidimos tratar nos primeiros momentos ou, depois, com o prolongamento da doença, a cura é mais difícil e mais dolorosa. Mas fica a pergunta: até onde estamos dispostos a perder a visão... da realidade e da nossa vida?

Saberei eu responder a esta pergunta?

terça-feira, 15 de março de 2011

190ª Conversa - Quanto vale o meu bem-estar...?

Ontem, mais do que nunca, fiz esta pergunta: Quanto vale o meu bem-estar? Por que valor estou disposta a vender o meu descanso, a minha mente, o meu bem-estar psicológico e físico? Sinto-me refém de um sistema que não tem respostas para dar aos jovens de hoje. Poderão os outros fazer e dizer tudo o que lhes apetece sem que tenham consequências "só" porque são quem nos pagam uns trocos (e não mais do que isso) ao final do mês?

Se por um lado, não aguento mais esta situação, esta pressão, este mal-estar constante, o acordar a meio da noite com pesadelos ou a pensar no trabalho sem voltar a adormecer, o passar o fim-de-semana a pensar no que acontecerá na segunda-feira... por outro sei que bem que estamos todos "à rasca" e que não estamos no momento certo para, com precipitações deixar um trabalho fixo.
... e volta a questão:
Quanto vale o meu bem-estar?

quinta-feira, 10 de março de 2011

189ª Conversa - Revelações

O dia da Mulher foi dia cheio de revelações... umas péssimas, outras muito intímas. As últimas não foram assim tão complicadas.

É bom poder confiar em quem nos acompanha...
... é, poixé?