terça-feira, 23 de março de 2010

145ª Conversa - A banalização do suicidio

Tenho a sensação que a ideia ou a palavra "suicidio" está a tornar-se banal. Não sei se acontece a todas as pessoas mas tenho ouvido muitas vezes essa palavra a sair da boca de outras pessoas, a dizer que tentaram fazê-lo, que apetecia-lhes fazer ou que o irão fazer. Continuo a ficar preocupada cada vez que o ouço, mas quando paro para pensar penso no estranho da situação. Mas será que atentar contra a própria vida está a tornar-se assim num assunto assim tão banal?! Contando que só comete suicidio quem tem uma depressão, e sendo a depressão (aliado ao stress e frustrações) a doença do século XXI, talvez seja (ou será) cada vez mais banal falar nisso mas...

Dou agora por mim a pensar "porque será que as pessoas não tomam consciencia que têm uma depressão, que é uma doença, e não procuram ajuda como procurariam se tivessem gripe ou uma gastrite?" Talvez por culpa da doença, lá está... Mas não se torna assim numa bola de neve?!

...

Uma das questões que falei com a Rute foi sobre os "motivos". Será que existem sempre motivos? Quais são os motivos? Poderão outras pessoas culparem-se por serem motivos de tal acto? E a resposta foi clara: NÃO! A única e qualquer culpa que possa haver é uma e apenas uma: a doença! Se alguém comete tal acto é porque está doente, independentemente de qualquer acto que alguem tenha feito ou cometido.


Não nego que já pensei em fazê-lo mas...
felizmente não tenho esses pensamento há muito tempo.

4 comentários:

Fontez disse...

infelizmente é uma doença muito chata!

coragem haja para quem sofre...e que Deus as ajude.

o pezito/tornez já ta melhor?

abraço fraterno.

Manuela Freitas disse...

Confesso que tive uma fase, em que me apeteceu muito cometer esse acto...Motivos? Ás vezes era uma mistura de razões, tudo corria mal, parece que ninguém gostava de mim e não andava aqui a fazer nada!...Ia ao psiquiatra e vinha na mesma, só com drogas!...Passou-me essa fase, felizmente!...
Preocupante também é aquele suicídio silencioso...que vai degradando o corpo...
Bjs,
Manuela

teresa disse...

graças a deus que essas ideias já não te passam pela cabeça ..
amiga , passo para te desejar uma santa pascoa , que a benção do senhor ressuscitado nos assista e nos traga muito amor , paz , pão , e saúde ..

beijinhos ..

Sara S. disse...

Muitos até brincam com o assunto e chegam a torná-lo mais leve. Isso sim, pode ser um bom modo de o encarar, de o afastar como uma possibilidade, mas é um assunto sério de qualquer dos modos. E está a tornar-se banal, nisso concordo. A outras tragédias também sucede o mesmo.
Talvez por ser algo tão comum, muitos não vêem a seriedade da questão e nada fazem para a combater, talvez seja isso o que falta.
E se essa palavra não voltar à mente durante o maior período de tempo possível, melhor ainda.
Beijinhos